setembro 01, 2009

O Bigode


O bigode é um símbolo internacional de masculinidade, bem como uma instituição nacional de renome. Muitos foram os homens portugueses que ostentaram orgulhosamente as suas fartas bigodaças durante grande parte do Séc. XX, vivendo em simbiose com esse apêndice peludo, sem recearem pedir uma sopa num restaurante ou expelir a ranho a hipervelocidade, para o passeio.
Essa foi a época áurea do bigode.
Contudo com a chegada do novo século, uma nuvem negra pairou sobre os rostos dos homens de todo o mundo. Um pouco por todo o lado inúmeros bigodes começaram a ser chacinados sem a mínima piedade, salvo uns núcleos resistentes na região arábica, e na Índia.
Mas o pior ainda estava para vir.
Perto do final da primeira década de 2000, começou-se a assistir ao crescimento de um insulto ao bom nome do bigode, um fenómeno grotesco chamado; "o bigode irónico". Por várias cidades, jovens estudantes aderem a esta mania, cultivando um bigode por brincadeira, para provocar uma reacção entre os seus colegas e amigos, nesta situação o bigode passa de um inseparável companheiro de vida a um acessório de moda temporário, uma espécie de caso de uma só noite. Aproveito para pedir ao caro leitor, no caso de se cruzar com um detentor de um bigode irónico, para imediatamente proceder ao apedrejamento desse sujeito.




"Meu, eu pareço um violador. Muita fixe, não é?"



É também importante salientar que o bigode não é uma entidade unidimensional, pode tomar várias formas e transformar-se consoante os diferentes meios. Exemplos:




O "Handlebar"






Celebrizado pelo tipo do American Chopper. Tem o mesmo efeito de 20 ml de testosterona intravenosa.







O "Excêntrico"






Usado por pessoas que não têm qualquer percepção da realidade.







O "Micro-bigode"





Usado por comediantes lendários e por ditadores sanguinários.






Este artigo foi somente uma homage ao bigode, não pretendo criar nenhum movimento revivalista para o trazer das cinzas para o panorama estético actual. Se o bigode voltar em força, que seja de forma natural, e não através do pretensiosismo de certos moços.

Boa noite a todos e como diria o excelentíssimo Arquitecto José Manuel Pereira da Silva: "Aqui não se rebate nada".

Sem comentários: